Gestão de Projetos

Objetivo
• Introduzir os participantes na Gestão de Projetos de acordo com as práticas disseminadas pelo PMI (Project Management Institute) e estruturadas do PMBOK (Project Management Body of Knowledge) nas seguintes áreas do conhecimento: Integração, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Comunicação, Recursos Humanos, Risco, Aquisições e Partes Interessadas.
• Possibilitar o adequado planejamento, execução e controle dos projetos, discutindo estratégias e estruturas que favoreçam o alcance aos objetivos finais do mesmo.
• Após esse treinamento os participantes serão capazes de fazer com que seus projetos possuam parâmetros pré-definidos de planejamento, facilitando sua execução.


Público-alvo
Profissionais de qualquer área interessados nos conceitos e na aplicação do Gerenciamento de Projetos de forma eficaz.


Carga-horária
A carga-horária total do curso online é 16h.


Metodologia de Ensino
Aulas teóricas e práticas, com exercícios e elaboração de casos acompanhados passo-a-passo pela turma.


Corpo Docente
Profissionais com certificação PMP (Project Management Professional) e com experiência no mercado corporativo.


O que a BESSA CONSULTORES oferece
• Apostila
• Certificado de conclusão


Conteúdo Programático:

  • Princípios do Gerenciamento de Projetos
  • Principais Fatores de Sucesso em Projetos
  • Conhecendo o Ciclo de Vida dos Projetos
  • Principais Fases do Projeto
  • Grupo de Processos
  • PMBOK e as Áreas do Conhecimento
  • Gerenciamento da Integração
  • Gerenciamento de Escopo
  • Gerenciamento do Prazo
  • Gerenciamento do Custo
  • Gerenciamento da Qualidade
  • Gerenciamento dos Riscos
  • Gerenciamento dos Recursos Humanos
  • Gerenciamento das Comunicações
  • Gerenciamento de Suprimentos
  • Gerenciamento das Partes Interessadas
  • Criando o Termo de Abertura do Projeto
  • Aprovação e Autorização do Projeto
  • Scope Statement (Declaração de Escopo)
  • Justificativa, Produto, Entregas e Objetivos do Projeto.
  • Plano de Gerenciamento de Escopo
  • WBS – Working Breakdown Structure
  • Diagramas de Rede, Método do Diagrama de Precedências
  • Estimativas de Custos do Projeto e o Plano de Gerenciamento de Custos
  • Plano Auxiliar de Gerenciamento de Riscos
  • Resolvendo Problemas de Superalocação de Recursos. Crashing e Fast Tracking
  • Definindo o Orçamento Previsto para o Projeto
  • O Plano do Projeto e suas Características
  • Definindo Pré-requisitos de Qualidade
  • Criando o Time de Projetos
  • Contratos e Suprimentos
  • Planejamento das Comunicações
  • Criando o Plano de Respostas aos Riscos
  • Fase de Execução
  • Fase de Controle
    – Relatórios de Performance do Projeto
    – Análise de Valor Agregado (EVM)
    – Realizando o Controle Geral de Mudanças
    – Controlando as Mudanças de Escopo, Custo, Qualidade, Prazo e Riscos
  • Fase de Finalização
    – Encerrando Contratos
    – Auditoria do Projeto, Aprendizados e Lições


Gestão Avançada de Projetos

Objetivo

As empresas e suas operações estão cada vez mais projetizadas, ou seja, não funcionam mais só sob a ótica departamental e funcional, passando a operar por projetos, de forma que os resultados possam ser apurados por empreendimentos ou projetos. Isso não mais se aplica somente as empresas de TI e engenharia, se aplicam também a empresas de moda, eventos, turismo, e todas as outras em que os projetos de mudança e melhoria, são necessários a sua manutenção no mercado.

Conhecer as práticas de gestão de projetos fazem parte do conjunto de conhecimentos de um profissional de alta performance. Mas para trabalhar em ambientes onde há vários projetos acontecendo em paralelo, há necessidade de administrá-los de forma estruturada. Os Escritórios de Projetos (PMO), são instrumento de gestão dentro das empresas, já que as empresas são voltadas para projetos. Pois são o elo entre a gestão de portfólio e a gestão dos projetos operacionais da empresa. Funcionam como auditores; orientadores, consolidadores e apoiadores do projeto, durante todo seu ciclo de vida.

Benefícios:

Capacitar aos integrantes a transformar o PMO em braço estratégico para ampliar a geração de valor para sua organização. Aprender os aspectos fundamentais dos diversos tipos de escritórios de projetos, seu papel como mecanismo de mudança organizacional e suas funcionalidades no apoio ao gerenciamento de projetos na empresa. Treinamento dinâmico com aplicação prática dos conhecimentos, onde os participantes têm que planejar a implantação de um PMO real. Dentre os benefícios da aplicação da gestão de portfólio em um empresa pode citar: Atendimento as necessidades dos clientes, com foco na qualidade do produto; Maximização de utilização dos ativos; Melhorar a integração entre demais projetos da empresa; Melhoria contínua; Diminuição de perdas em projetos.

Público-alvo:

Profissionais que já tenham capacitação em gestão de projetos que busquem aumentar sua maturidade profissional em gerenciamento de projetos, assim como se preparar para a criar regras de padronização dos seus projetos.

Carga-horária: A carga-horária total: 18 h.

Metodologia de Ensino

Aulas  teóricas e práticas, com  exercícios e elaboração de casos acompanhados passo-a-passo pela turma.

Corpo Docente

Profissionais com certificação PMP (Project Management Professional) e com experiência no mercado corporativo.

O que a BESSA CONSULTORES oferece

  • Apostila
  • Certificado de conclusão

Conteúdo programático:

  • Implantação de um PMO
  • Localização do PMO na estrutura organizacional
  • Roadmap de Implantação do PMO e estratégias de manutenção na estrutura
  • Pesquisa de Maturidade em Gerenciamento de Projetos
  • Indicadores de desempenho em gestão de projetos (key performance indicators)
  • Principais documentos em gestão de projetos, e seus modelos / aplicações
  • Gestão de Portfólio e analise de viabilidade de projetos
  • Estratégias Organizacionais
  • Programas e Portfólio
  • Sucesso no gerenciamento
  • Gerenciamento de Portfólio
  • Governança organizacional
  • Processos de Gerenciamento de Portfólio: Identificação; Categorização; Avaliação; Seleção; Priorização; Balanceamento do portfólio; Autorização; Revisão e relato de portfólio
  • Mudança estratégica
  • Gerenciamento de Riscos aplicado a Portfólio
  • Fluxo de caixa incremental, operacional, de investimentos e de capital de giro
  • Viabilidade econômica do projeto
  • Técnicas: payback, taxa interna de retorno, valor presente líquido
  • Seleção de projetos
  • Programação econômico-financeira do projeto
  • Maturidade em gestão de projetos
  • Ferramentas de Gestão de Projetos
  • Matriz de priorização de Projetos
  • Modelos de Maturidade – Padrões de Metodologias de Gestão de Projetos